sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nas Américas só existe um delta em mar aberto, e ele é nosso




Nas Américas só existe um delta em mar aberto, e ele é nosso. No século 16, Nicolau de Resende naufragou na costa do atual Piauí, perdendo toneladas de ouro. Passou 16 anos procurando. Em 1571, achou outra preciosidade, “um grande rio que forma um arquipélago verdejante ao desembocar no Atlântico”. Era o Parnaíba, com seu delta. O navegante comunicava ao rei português a mais nova beleza do reino.

» Siga o Jornal da Parnaíba no Twitter

O Piauí tem o menor litoral do Brasil, apenas 66 km de costa. E divide com o Maranhão uma das maravilhas do nordeste: o delta do Rio Parnaíba. Recebe o nome de delta, pois tem forma triangular como a letra grega.

É o único das Américas em mar aberto, com 2.700 km2 de área. Só existem mais dois no globo: um na foz do Nilo (África), outro na foz do Mekong (Ásia). O delta do Parnaíba é o mais belo. Cenário único, festa para os olhos. Encontro do doce com o salgado, uma quase briga entre rio e mar. Num único lugar misturam-se dunas, praias, matas e bichos de variadas espécies. O delta lembra a palma da mão. O rio divide-se em 5 bocas: Tutoia, Melancieira ou Carrapato, Caju, Canárias (no Maranhão) e Barra do Igaraçu (Piauí).

A cidade mais próxima é Parnaíba, no lado do Piauí. Barcos fazem passeios, percorrendo canais, igarapés, ilhas, praias e lagoas (veja Passeio pelo Igaraçu). Ótimo para observar fauna e flora: garças, jacarés, tucanos, macacos, guarás-vermelhos, jaguatiricas, raposas e veados. Carnaubais e mangues tomam conta da paisagem.

Na Ilha Grande de Santa Isabel conheça a praia Pedra do Sal. Grandes rochas chegam ao mar dividindo a praia: de um lado uma enseada calma; de outro, ondas agitadas para alegrar surfista. A região ainda tem quiosques espalhados pela orla e lagoas protegidas por morros e dunas. A principal é a do Portinho, para onde banhistas vão depois do mar, tirar o sal. Ótimo local para a prática de esportes náuticos. A areia branca e fina de sinuosas dunas emoldura as águas escuras da lagoa.

Há bons bares e restaurantes para apreciar, ou aprender a comer caranguejo.

Deserto em pleno mar
Bem perto de Parnaíba, pertencendo ao Maranhão, está a Ilha do Caju. O que mais impressiona são suas dunas. Parece um deserto em pleno mar. Ao mesmo tempo, possui fauna e flora exuberantes. Dezenas de espécies animais. Árvores de todo tipo: jatobá, mandacaru, imburana (de tronco vermelho) e, principalmente, do fruto que batiza a ilha.

É a porção de terra cercada de água mais conservada da região. O delta, apesar de ser Área de Proteção Ambiental Federal, tem fiscalização ineficiente e a Ilha do Caju é reserva particular mantida há gerações com uma mesma família. Dispõe de confortável pousada, ideal para o eco­turismo e para aventura.

Piscinas entre dunas
No outro extremo do delta, lado do Maranhão, estão as cidades de Tutoia e Paulino Neves. Próximas dos Lençóis Maranhenses, o destaque fica por conta das praias e suas imensas áreas de dunas. No período de chuvas, de janeiro a julho, formam-se pisci­nas naturais de água cristalina.


Passeio pelo Iguaraçu 
Um dos melhores passeios, para se conhecer a beleza e a riqueza do delta, é o que percorre um dos braços do Parnaíba, o Rio Igaraçu. Começa margeando a Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do delta. O barco passa pelas ilhas: Porções, Estêvão, Goiabal, Batatas. Chegando à Baía Canária, o viajante se deslumbra com a principal foz do Parnaíba e o maior povoado de pescadores da região.

O barco entra por igarapés, como o de Poldros, onde é possível ver de perto inúmeros animais e os tipos de mangue - fundamentais para o ecossistema da área. Dá para combinar passeios que levem uma manhã, uma tarde ou o dia inteiro, com paradas para caminhar, conhecer praias e dunas.

2 comentários:

  1. o Amazonas tem um delta em sua foz, e tambem desagua em mar aberto, como o parnaíba é o único?

    ResponderExcluir
  2. https://www.infoescola.com/hidrografia/delta/

    Amazonas e Parnaíba desaguam no mar. Mas o Parnaíba forma delta, e o Amazonas não. Segue o link com uma aula sobre deltas pra vc entender a diferença. Abraço.

    ResponderExcluir