quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Goleiro do 4 de Julho está fora da partida contra o Tubarão

Foto: Proparnaiba.com
Para o segundo e decisivo jogo diante do Parnahyba, domingo próximo, na cidade de Piripiri, quando terá que vencer no tempo normal para aspirar a conquista do segundo turno com a vantagem do empate na prorrogação, o 4 de Julho perdeu um de seus principais jogadores.
O goleiro Robinho completou a série de três cartões amarelos e terá que cumprir suspensão automática. O jovem Zé Filho, que jogou a Taça Reinaldo Ferreira, será o goleiro diante do Tubarão. Filho do ex-goleiro Guará, Zé Filho tem grandes qualidades, mas precisará de muita personalidade para superar a falta de experiência em jogos desta envergadura.
Quanto ao problema de Robinho, o diretor de futebol Edilson Moreira tentou questionar junto à FFP, entendendo que os cartões também teriam sido zerados ao final dos dois jogos semifinais, "a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, quando houve aquele problema com o Tiaguinho, do Comercial". O assessor de futebol profissional da FFP, Daniel Gonçalves, já descartou a possibilidade de Robinho jogar. "Ele terá que cumprir a suspensão automática, pois a situação dele é bem diferente do que ocorreu com o Tiaguinho". De fato. Senão vejamos:
O CASO TIAGUINHO
Os cartões amarelos foram zerados após a 9ª rodada do 1° Turno. Na fase semifinal, Tiaguinho foi advertido com cartão amarelo em um dos jogos diante do River; no segundo jogo da decisão do 1° turno, contra o Parnahyba, foi novamente punido com o cartão amarelo. Na abertura do 2° turno, em mais um jogo Parnahyba x Comercial, ele completou a série de 3 cartões. Teria que ficar fora do segundo jogo do Comercial no returno, contra o 4 de Julho.
Em seu artigo 26, parágrafo 1°, o regulamento do campeonato piauiense prevê que "ao final da última rodada de cada turno os cartões amarelos serão zerados". Esta medida aconteceu após a última rodada da Fase Classificatória, mas o Comercial alegou que o regulamento não fala em fase classificatória e sim, "última rodada de cada turno". Sena Rosa, conselheiro do Comercial, não teve nenhuma dúvida e disse à época: "o regulamento está claro. Diz que é a ultima rodada do turno. Não fala em Fase Classificatória. Última rodada do turno é quando acaba o turno. Logo, o Tiaguinho zerou os cartões após o jogo de domingo passado. A partir do segundo turno, já está começando uma nova contagem".
Diante do entendimento do Comercial, Daniel Gonçalves afirmou que "houve um erro de redação no regulamento. Eu nem estava aqui quando o regulamento foi redigido, mas agora é preciso reparar o erro sem prejudicar os filiados. Como o 4 de Julho, adversário do Comercial, não fez qualquer objeção, a Federação decidiu que todos os cartões estão zerados após o final do turno. Assim, nova contagem passa a ser feita a partir da 1ª rodada do 2° turno".
O CASO ROBINHO
Agora, com o goleiro do 4 de Julho, a situação é diferente. Os cartões amarelos voltaram a zerar após a Fase Classificatória do 2° turno. Robinho, porém, foi advertido com cartão amarelo nos dois jogos da semifinal e no primeiro jogo da final. "Foram três jogos seguidos", afirma Daniel, "e a exemplo do que foi feito no 1° turno, os cartões só voltarão a ser zerados após o último jogo do 2° turno. Nenhum cartão foi zerado após o segundo jogo das semifinais do 1° turno. E com o segundo turno não será diferente".
"Em resumo" - arrematou Daniel - "vamos proceder exatamente como fizemos no primeiro turno: os cartões foram zerados após a 9ª rodada da Fase Classificatória e voltam a zerar após o segundo jogo da decisão do returno". Com este entendimento, o goleiro do 4 de Julho fica fora da segunda partida contra o Parnahyba, domingo, a partir das 17 horas, em Piripiri.
Severino Filho - Acessepiauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário