segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mais de cem filhotes de tartaruga oliva nascem no litoral do Piauí


Tartarugas nasceram na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba.
Os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta realizaram na madrugada desta segunda-feira, dia 08, o acompanhamento do nascimento de filhotes de tartaruga oliva na Praia da Pedra do Sal, litoral do Piauí.

A coordenadora de monitoramento do projeto, bióloga Kesley Paiva, informou que neste ninho, monitorado há cerca de 50 dias, nasceram mais de cem filhotes. “Estamos há alguns dias com nossas equipes organizadas por turno realizando o acompanhamento deste ninho durante toda a madrugada para garantir que os filhotes cheguem ao mar com segurança”, revelou a bióloga.


Além dos predadores naturais como raposas, aves de rapina e caranguejos, os técnicos observaram a formação de um barranco de mais de um metro separando o ninho da praia, o que segundo a coordenadora técnica do Tartarugas do Delta, Werlanne Santana, certamente dificultaria bastante a chegada dos filhotes na água.

“Apesar da grande taxa de natalidade, as tartarugas são bastante vulneráveis e de cada mil filhotes que nascem, apenas um ou dois chegam à fase adulta. Por isso é importante estarmos aqui para garantir que pelo menos a etapa inicial da vida desses animais seja realizada com sucesso”, explicou a bióloga Werlanne Santana.


O nascimento e soltura das tartarugas foram acompanhados pelo casal cearense, Rubens e Renata Chaves, que moram em Parnaíba há dois anos e manifestaram interesse em conhecer as ações de campo do projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

“Vimos várias matérias do Tartarugas do Delta na tv e internet e ficamos curiosos para saber como é o nascimento delas”, contou Rubens Chaves.

Renata disse que os filhotes são menores do que ela imaginava pelas imagens que viu e são muito sensíveis e vulneráveis não apenas pela ação de outros animais, mas também do próprio homem. “Ficamos impressionados com a beleza desse momento, é perfeito e muito lindo”, finalizou.
Ccom – Tartarugas do Delta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário