sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governador quer parceria com Unicef para Combate às Drogas e Educação Unicef tem 110 municípios parceiros no Piauí que estão executando políticas para melhorar o desenvolvimento


O governador Wilson Martins participou do encerramento do Encontro Estadual do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Meu Município me faz Crescer e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em firmar parcerias com a entidade na educação e combate às drogas. Participaram do evento 110 municípios piauienses que se cadastraram para receber o certificado e estão executando políticas para melhorar os índices de desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“Quando temos parceiros com os quais podemos contar, como o Unicef, ficamos mais confiantes. Este selo dá respaldo à gestão e proporciona a inclusão das pessoas”, explicou o governador que falou ainda sobre o Programa Viver Mais, lançado pelo Governo do Estado, que traz uma série de iniciativas para a erradicação da pobreza no Piauí.

Régis Falcão


Wilson Martins falou ainda de sua reunião com representantes do Unicef, na qual expôs sua vontade de estabelecer parcerias no combate aos entorpecentes. “O Unicef une e envolve milhares de pessoas e se pudermos uni-las na luta contra o crack e outras drogas, teremos uma boa meta”, acrescenta.

Educação

O secretário estadual de Educação, Átila Lira, participou do evento e falou da parceria da Seduc com o Unicef para a expansão do programa Palavra de Criança que atualmente está em 10 municípios para 100 cidades do Piauí até o final do ano.

O especialista em projetos do Unicef, Rui Aguiar, explica que o Palavra de Criança trabalha com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo melhorar a leitura e a compreensão de textos de crianças até os 8 anos de idade.

“O maior problema na região em que atua o programa do Selo Unicef (a região Nordeste mais os Estados de Minas Gerais e Espírito Santos) é que metade das crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental tem dificuldade para ler, escrever e compreender textos simples. Então, temos esta iniciativa que faz um trabalho com as famílias, escolas e as próprias crianças, que ao final são certificadas”, pontua.

Ana Márcia Diógenes, coordenadora do Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, explica que um dos grandes desafios para o Governo piauiense é melhorar o acesso e a qualidade da educação para as crianças e adolescentes. “A educação no Piauí já avançou muito. As crianças estão nas séries na idade certa, por exemplo, mas é preciso qualificar o acesso. Mesmo com os avanços, ainda há muito a fazer, e este cadastro dos municípios no Selo Unicef é um grande passo, pois as cidades definem estratégias para melhorar os indicadores de educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente”, finaliza

Nenhum comentário:

Postar um comentário