domingo, 21 de agosto de 2011

Ilha Grande de Santa Isabel representa 35% do litoral piauiense


Ilha Grande de Santa Isabel - com 240km2, a Ilha Grande de Santa Isabel tem sua costa voltada para o Atlântico, representando 35% do litoral Piauiense, e é lá que se localiza o Porto dos Tatus, já no município de Ilha Grande, de onde partem as embarcações com destino ao passeio pelo Delta do Parnaíba.

O acesso à ilha, a maior das 72 existentes no Delta é feito por Parnaíba. Na Ilha Grande de Santa Isabel, onde é abundante a palha de carnaúba, cestaria e trançados despontam numa grande variedade de objetos utilitários e tapetes. Também encontra-se o santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí e que vale à pena uma visita.

As rendas de bilros produzidas no município de Ilha Grande, peças confeccionadas por um grupo de 17 pessoas, sendo 16 mulheres, chega aos diversos pontos do mundo, como Estados Unidos e países europeus levado por turistas que visitam a cooperativa. No entanto, não é somente o mercado internacional que adquire as peças, os turistas nacionais visitantes do Delta do Parnaíba, sempre passam por ali e levam para os diversos estados do Brasil.

Apesar da produção do artesanato em renda de bilro uma peça pode levar até três meses para ficar pronta, dependendo da peça, os preços compensam o esforço despendido. Uma toalha de mesa decorada com rendas típicas da região chega a custar R$ 800

Nenhum comentário:

Postar um comentário